LEME

As pesquisas do LEME concedem privilégio as aplicações voltadas para a área mecânica e naval.

[ 1 ] Predição de Ruído em Navios e Plataformas Offshore

Aperfeiçoamento do software A-Noise®: Visualização tridimensional de toda a região de Escritórios, Acomodações e Praça de Máquinas, com níveis de ruído distinguidos por legenda de cores. Uso de mapas de ruído das plataformas para validação experimental dos resultados obtidos no programa. O A-Noise® é utilizado atualmente como ferramenta de predição para várias plataformas de petróleo em fase de projeto e operação e para simulações úteis em trabalhos de controle de ruído.

Nível: Mestrado;
Aluno: Luiz Fernando Hortelani Carneseca.

[ 2 ] Controle Ativo de Ruído em Dutos HVAC

Uso de modelo reduzido de duto de ventilação com derivações (ramificação, desvios em 90º e 45º) e variação seccional. ANC (Active Noise Control) aplicado em ruído tonal e ruído de banda larga. Influências da vazão de ar na geração do ruído. Sistema de monitoramento e geração de sinal anti-ruído. Vantagens do uso combinado de controle ativo e controle passivo de ruído.

Nível: Mestrado;
Aluno: Fernando Guedes Pedrosa.

[ 3 ] Manutenção Preditiva de Máquinas

Diagnóstico de falhas típicas de máquinas (rotativas e alternativas) por análise de vibração, parâmetros operacionais (pressões, temperaturas, entre outros) e análise de óleo lubrificanete. Uso do rotor kit (figura) para diagnóstico de falhas (introduzidas) em mancais, desbalanceamento de rotores. Geração de modelo numérico para análise de vibração torcional e níveis de tensões na linha de eixo.

Nível: Doutorado;
Aluno: Ulisses Admar Barbosa.

[ 4 ] Balanceamento de Máquinas Rotativas

Validação de método para balanceamento estático de máquinas rotativas, sem informação de fase: desbalanceamento provocado em rotor-kit e aplicação de Método de Siebert (3 pontos) para balanceamento do rotor.

Nível: Graduação;
Aluno: Gustavo Farah.